segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Matriz de LED 3x3 e sensor ultrasom de distância

Utilizando a técnica chamada multiplexing é possivel controlar cada LED de uma matriz individualmente. Existem vários textos e vídeos na internet que podem explicar bem melhor do que eu, mas indico um que achei que foi bem didático:


A princípio montei a matriz 3x3 de Leds na protoboard e conectei ao Arduino fazendo com que piscassem em sequencia. Em seguida adicionei um sensor ultra-som de distância e programei para que a coluna iluminada fosse correspondente à distância do sensor à um objeto.
Como pode ser observado posteriormente nas linhas de código, quando a distância é < 30cm a "linha1" fica ativa (a linha mais proxima do sensor no vídeo), quando a distância < 60cm a "linha2" (meio) é a que se acende, e em outras condições (quando a distância for maior ou igual a 60cm) a linha que fica acesa é a mais afastada do sensor ultra-som.


  • Para não causar confusão: A matriz 3x3 deve ser visualizada como se as linhas de força da protoboard ( + e - ) fossem linhas verticais, e portanto, as colunas da matriz são paralelas a essas. As linhas não são perpendiculares às colunas apenas por uma questão construtiva, para facilitar a montagem sem o uso de soldas, e é pelo mesmo motivo que o afastamento entre as linhas é maior do que o entre as colunas.

Abaixo está o vídeo do experimento e em seguida o codigo fonte utilizado para programar o Arduino.


Um passo seguinte seria utilizar um segundo sensor de outra natureza, como temperatura ou iluminação, para controlar a coluna.
Dois potenciômetros poderiam ser utilizados também para controlar Linha x Coluna, mas não seria tão interessante por depender totalmente da ação do usuário...

código fonte:




Nenhum comentário:

Postar um comentário