quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Primeiro teste com LDR - Resistor dependente de luz


Após fazer compras de mais alguns componentes eletrônicos, resolvi experimentar com um LDR (Light Dependent Resistor).

O que é LDR: É um resistor que varia a sua resistência de acordo com a quantidade de luz que recebe. Esta resistência pode variar de 1M ohms na escuridão, até 100 ohms quando sob a luz.forte.

Como funciona o circuito: O circuito e código fonte foram baseados no texto disponível no site [ http://www.hobbytronics.co.uk/arduino-tutorial8-nightlight ] em que é utilizado o fenômeno de divisão de tensão ( ver mais neste texto sobre divisor de tensão ).

Ao diminuir a luz no ambiente a resistência no LDR aumenta, diminuindo a tensão no pino A0 (analógico) do Arduino. O valor de tensão é transformado em um valor numérico que vai de 0 a 1024. No algorítmo ainda está incluído instruções para que quando o valor numérico recebido por esse pino baixe de um determinado valor (no caso 400), o led ligado ao pino 13 deve ser aceso.

Esse circuíto é bem simples, acho que apenas de ver o vídeo qualquer um é capaz de reproduzir. Ainda mais se acessar os links indicados neste post como referência. Os resistores utilizados foram de 4k7 ohms para o divisor de tensão e 1k ohms para o LED.

Abaixo estão o vídeo do modelo em ação e em seguida o código fonte utilizado.




código fonte:



Nenhum comentário:

Postar um comentário