segunda-feira, 8 de julho de 2013

Arduino WebServer - como ler valores dos pinos analógicos no navegador

Este experimento é muito simples, apenas fiz o que está no exemplo incluído junto com a IDE do Arduino (se tiver dificuldades para encontrar veja o caminho no vídeo) para testar a nova placa/shield que acabei de comprar...


Foi tudo muito simples, apenas conectei o Ethernet Shield sobre o Arduino UNO R3 e fiz o upload do código através da entrada USB.  * Fiz apenas algumas adições de codigo html para a página ficasse mais agradável - e em português
Em seguida conectei o cabo de rede que está ligado ao roteador e abri o Serial Monitor na IDE Arduino para acompanhar o resultado de conexão. Na janela ele apresentou o ip e uma mensagem de que a conexão tinha sido feita com sucesso.

O passo seguinte foi digitar este mesmo ip no navegador do notebook (ligado à rede por wireless) e ver a página gerada ser carregada. Conforme programado, ela era atualizada a cada 1 segundo com os valores dos pinos analógicos.

Os valores mostrados pelos pinos no caso deste exemplo não significam nada pois estavam desconectados de qualquer circuito "interessante"... apenas quando é pressionado um botão é que o pino é ligado direto ao terra (ground) e este valor fica igual à ZERO. Quando nada é pressionado o valor varia aleatoriamente.



Material utilizado:
Por não ter feito alterações significativas no código, não irei incluir ele nesta postagem.

5 comentários:

  1. Pessoal segue o http://LinkDuino.com, com ele você pode controlar vários dispositivos e sensores remotamente em tempo real.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro, será que você pode me passar o código que foi inserido no arduino? Sou iniciante e estou com dificuldade nele. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro! O código que usei foi este, apenas alterando os STRINGS para que fossem impressos na página em português.
      Infelizmente não encontrei o meu arquivo já com as alterações, mas acho que se você executar este conseguirá entender os passos.

      QUalquer dúvida pergunte novamente!! abraço!!

      O código fonte na IDE do Arduino se localiza em:
      File / Examples / Ethernet / WebServer

      Excluir
    2. Beleza meu caro.tentei carregar o codigo porem esta dando um erro. nao consigo abrir o endereco ip no browser.....dá erro de pagina nao encontrada.... ai, fui procurar até onde o codigo estava rodando e percebi que é na verificação se tem alguem na porta ( if (client) { } ) ... exatamente nesse if meu codigo trava....

      sabe o que pode ser???

      Obrigado

      Excluir
  3. Meu caro, desculpe por incomodar, mas saber o que pode ser esse problema?

    Obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir